Elevando a produtividade de cordeiros (Prolificidade)

Prolificidade se refere ao número de cordeiros nascidos por ovelha, podendo ser calculado em função da quantidade de ovelhas paridas ou de ovelhas expostas à reprodução (ou ao carneiro), sendo mais um parâmetro de importância para o aumento da escala de produção de animais para abate dentro do ponto de vista de eficiência reprodutiva.

Podendo ser expressa na forma de fração decimal (ex: 1,2) ou como um percentual (ex: 1,2 X 100 = 120%), a prolificidade é uma característica diretamente proporcional e dependente da taxa de ovulação, e subsequentemente, do sucesso fisiológico a nível de fertilização, implantação, gestação e parto, representando o resultado final de todo o processo reprodutivo, desde o manejo pré-cobertura das ovelhas e reprodutores até o nascimento dos cordeiros.

Para se alcançar uma prolificidade economicamente satisfatória faz-se necessário, a priori, uma alta taxa de ovulação, resultando em taxa superior de concepção gemelar e baixas taxas de mortalidade embrionária e fetal. No entanto, diversos fatores, envolvendo grupo genético materno e paterno, condição genética individual, idade da ovelha, estação do ano e nível nutricional, afetam a taxa de ovulação.

Dentre os fatores com maior influência sobre a prolificidade se encontram a genética, por meio da identificação de fenótipos de característica gemelar com posterior seleção; do cruzamento com grupos genéticos ou linhagens mais prolíficas; e da introgressão de genes específicos de prolificidade como o FecB (BMPR-1b - Booroola), o FecX (BMP15 - Inverdale, Hanna, Galway, Belclare e Aragonesa) e o FecGH (GDF9) a partir de alguns grupos genéticos determinados.

A nutrição, por meio de práticas de manejo alimentar como o flushing e pelo atendimento adequado das exigências nutricionais da ovelha e do feto ao longo de toda a gestação, também possui uma importante função no incremento das taxas de ovulação e do nível de prolificidade em um lote de ovelhas.

Embora seja uma característica que possa impactar positivamente a taxa de desfrute de um rebanho, níveis excessivos de taxa de ovulação, invariavelmente, conduzem a um elevado tamanho de ninhada que, por sua vez, imprime aos cordeiros um baixo peso ao nascimento, afetando negativamente a maturidade fisiológica, o desempenho e a taxa de sobrevivência dos mesmos, de acordo com a Figura 1. Portanto, é necessário alcançar um equilíbrio biológico e econômico.

Figura 1. Relação entre taxa de ovulação e tamanho de ninhada aos 50 dias pós-parto.



Em geral, nos sistemas extensivos de produção comumente vistos no Brasil, os índices médios de prolificidade não superam 120%, embora com aplicação de tecnologia e níveis intermediários de intensificação do manejo reprodutivo possa se alcançar valores em torno de 145%, havendo potencial para 180% a partir de grupos genéticos naturalizados como a raça Morada Nova.

Tabela 1. Produtividade em rebanhos de baixa, média e alta prolificidade.



Como observado acima, a Tabela 1 simula a produtividade (em termos de número de animais abatidos por ano) em rebanhos ovinos com baixa (PL 120%), média (PL 145%) e alta (PL 180%) prolificidade, ressaltando o efeito significante do aumento nos índices de prolificidade sobre a quantidade anual de animais disponíveis para abate, com incrementos de 20,5% quando técnicas de manejo são incorporadas ao sistema base, podendo alcançar percentuais de até 49,5% quando, além da introdução de tecnologias, se trabalha com grupos genéticos mais prolíficos e sob continua seleção genética.

Da mesma forma que a idade ao primeiro parto e o intervalo de partos, o índice de prolificidade é um parâmetro reprodutivo primordial que pode ser manejado e incrementado para aumentar a escala de produção sem alterar o tamanho do rebanho ou a área de terra explorada, o que se traduz em níveis mais elevados de produtividade com redução dos custos de produção e aumento das margens de lucro, devido a maior diluição dos custos fixos totais com um maior número de cordeiros por ovelha e ao crescimento das receitas pela maior disponibilidade de produto para venda, respectivamente.

Comentários